Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

50 anos do Hip Hop e o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do DF

A repórter Cibele Tenório conversou com o deputado distrital Max Maciel, autor do projeto de lei que tornou o estilo musical Patrimônio Cultural e Imaterial do Distrito Federal

Assinar podcast

Espaço Arte

No AR em 11/08/2023 - 14:00

O Espaço Arte celebra nesta sexta-feira (11), os 50 anos de existência do hip hop. O gênero musical é patrimônio cultural e imaterial do Distrito Federal determinado pela Lei nº 7.274, publicada no Diário Oficial do DF (DODF). Ela estabelece, ainda, a criação da Semana Distrital do movimento.

Também conhecido como rap, o hip hop – que agrega expressões urbanas como o grafite e a dança de rua conhecida como breaking – emergiu nos subúrbios negros e latinos da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, em meados da década de 1970. Não demorou muito para se transformar em importante agente de transformação social. No Brasil, o berço do movimento artístico é São Paulo, mas logo se espalhou pelo país, encontrando em Ceilândia, no Distrito Federal, a partir dos anos 80, uma de suas mais importantes referências.

Autor do projeto de lei aprovado na Câmara Legislativa do DF em junho deste ano, o deputado distrital Max Maciel festeja a sanção validada pelo GDF. “Estamos muito orgulhosos de poder contribuir para a valorização dessa manifestação cultural e que salva tantas vidas na quebrada. Eu fui formado nessa escola e quero que ela seja reconhecida na nossa cidade”, destacou.

Ouça mais no player acima. 

Criado em 11/08/2023 - 14:00

Mais do programa