Próximo sábado (13) é comemorado o Dia Nacional da Música e Viola Caipira. A data foi criada há 5 anos, em 2019, em homenagem ao dia de nascimento do jornalista, escritor e folclorista Cornélio Pires, importante etnógrafo da cultura e dialetos caipiras. Espaço Arte de hoje adianta essa celebração convidando Roberto Corrêa, referência da viola caipira no Brasil, músico, professor e pesquisador.
Roberto Correa lançou 20 discos dedicados à viola e já tocou em todo o Brasil e também em diversas partes do mundo. É graduado em Física e Música pela Universidade de Brasília. Tem doutorado em Musicologia pela ECA-USP com a tese “Viola caipira: das práticas populares a escritura da arte”.
Em 2022, Roberto Corrêa lançou "Concerto para Vaca e Boi", novo trabalho com doze composições inéditas dele. As músicas foram feitas para cada uma das seis violas brasileiras - Viola Caipira, Viola Machete Baiana, Viola Repentista, Viola de Buriti, Viola de Cocho e Viola Caiçara – em duo com a Viola da Gamba, instrumento da Renascença e do Barroco.
