Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio MEC traz a série "Trocando em miúdos: a música de Francis Hime"

Série de cinco programas sobre a obra de Francis Hime estreia no dia 1º de setembro

Especiais Rádio MEC

No AR em 01/09/2019 - 22:00

Francis Hime completou 80 anos em 2019. Trata-se de um dos compositores mais versáteis da música brasileira, com obras de matizes diversos, muitos e excelentes parceiros e um legado inestimável para a música popular e de concerto.

Para celebrar esse gênio criador, a Rádio MEC veicula, a partir de 1º de setembro, uma série especial dedicada à vida e obra de Francis Hime.

A série se baseia no livro lançado pelo compositor em 2017: "Francis Hime - Trocando em miúdos as minhas canções".

Serão cinco episódios com sua música, entrevistas inéditas, entrevistas de arquivo e áudios gravados exclusivamente para o livro. 

Cada episódio destacará um aspecto das obras de Francis, aproveitando também para contar algumas histórias narradas no livro, falar de seus parceiros e tratar de trechos de sua biografia – como suas primeiras aulas de piano, a época de estudos em Lausanne, o retorno ao Brasil no período de desenvolvimento e expansão da Bossa Nova, as participações nos Festivais da Canção, os estudos em Los Angeles, a discografia e os projetos.

 

PROGRAMA 1 – MELODIAS

“Essas relações não se produzem necessariamente no momento em que a música é composta: em geral o compositor não se dá conta da suposta semelhança quando está elaborando a ideia inicial de uma nova canção – caso contrário, é provável que ele se autocensure e abandone aquele caminho”.(Francis Hime, Trocando em miúdos as minhas canções - pg 99)

Autor de inúmeras canções e temas, Francis Hime relata em seu livro "Trocando em miúdos as minhas canções" muitas de suas referências musicais, dando exemplos de como foi influenciado pela escuta de compositores brasileiros e mundiais. Em suas músicas, ressoam Pixinguinha, Brahms, Baden Powell, Cartola, Rachmaninoff, Tom Jobim, entre tantos outros. Neste programa, ouviremos canções de Francis que explicitam essas evocações: da música de concerto, do samba, da bossa nova e da música brasileira de seus contemporâneos. Aqui, serão destacadas as melodias, mas, também, trataremos das curiosidades e histórias por trás de algumas dessas canções.

 

PROGRAMA 2 – RITMOS

“Quando musico um texto, essa é a primeira decisão a ser tomada: fico lendo e relendo o poema e me perguntando qual é a 'cara' rítmica que ele tem”.

(Francis Hime, Trocando em miúdos as minhas canções - pg 141)

Valsas, toadas, sinfonias, xaxados, sambas de todas as cadências – do samba-canção ao samba-enredo. Difícil achar um ritmo que não tenha sido abraçado pelo gênio criador de Francis Hime.

Como ele destaca em seu livro, algumas sugestões vinham do estilo de escrita dos parceiros: assim, Vinícius o puxava para o lado sambista; Ruy Guerra gostava de canções; Cacaso inspirou frevo, marchinha, xaxado, toada; Chico Buarque, entre tantas, um samba-enredo; Geraldo Carneiro, do samba-enredo às sinfonias. A partir das canções e de seus ritmos falaremos também, nesse programa, das muitas parcerias de Francis Hime.

 

PROGRAMA 3 – ORQUESTRAÇÕES, ARRANJOS E TRILHAS

“As trilhas de Francis sugerem de maneira sutil e delicada o que não se vê na tela. Suas harmonias traduzem os sentimentos dos personagens, suas melodias trazem poesia para a narrativa. (…) Seu tom preciso complementa e transforma as imagens do filme”.

(Bruno Barreto, texto sobre o disco Imagem. Trocando em miúdos as minhas canções - pg 217-218)

O terceiro programa desta série dedicada à obra de Francis Hime tem como foco sua produção como arranjador e compositor de trilhas. Aqui destacaremos arranjos feitos para álbuns de outros artistas, trilhas de peças de teatro, cinema e TV. As canções derivadas dessas trilhas e suas histórias também serão abordadas no programa.

 

 PROGRAMA 4 – MÚSICA DE CONCERTO

“Ainda me lembro da emoção que senti quando, certa manhã, fui chegando devagarinho ao teatro, e da coxia ouvi pela primeira vez  aqueles acordes aos quais tinha me dedicado tantos e tantos meses”.

(Francis Hime, Trocando em miúdos as minhas canções - pg 242)

Neste programa, vamos apresentar trechos e a íntegra de algumas obras de concerto de Francis Hime. Aqui, as referências à música popular se fazem também presentes, inspirando movimentos, batizando trechos. 

 

PROGRAMA 5 – SINFONIA DO RIO

“É como se Tchaikovski tivesse reencarnado no Cacique de Ramos”.

Geraldo Carneiro. Texto para orelha do livro Trocando em miúdos as minhas canções.

Neste programa apresentaremos a Sinfonia do Rio, uma ode de amor à Cidade  que não deixa de  reconhecer suas mazelas. Uma sinfonia popular, criada por um compositor “medularmente carioca” , como bem aponta Flávio Marinho, em que o repertório e saberes orquestrais de Francis ajudam a contar a história musical do Rio e do Brasil, com lundus, sambas, chorinhos e modinhas.

Tags:  Francis Hime

Criado em 23/08/2019 - 19:44 - Episódio Trocando em miúdos- a música de Francis Hime

Mais do programa