Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Série "Sinfônica Nacional da UFF" apresenta gravações de 1980 a 2000

Programa exibirá entrevistas que abordam o renascimento da OSN na Universidade Federal Fluminense

Especiais Rádio MEC

No AR em 18/12/2021 - 19:00

A Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense completou 60 anos em 2021.

Criada em 12 de janeiro de 1961, por um decreto assinado pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, a Orquestra ficou vinculada por 20 anos à Rádio MEC e, desde 1985, integra a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Nesta série, em quatro episódios, vamos ouvir registros ao vivo e gravações de estúdio da OSN UFF do ano de sua criação até os dias atuais, além de entrevistas, em sua maioria realizadas pelo contrabaixista e pesquisador Raul d’Oliveira.

Raul d’Oliveira, apresentador e curador desta série, além de liderar o naipe de contrabaixos da Orquestra, também desenvolve pesquisas e projetos sobre a história da OSN, como o Podcast “OSN 60 anos – a nossa orquestra!”, disponível em diversas plataformas (YoutubeSpotifyGoogle Podcast e Deezer da OSN UFF ).

Neste terceiro episódio ouviremos gravações realizadas de 1988 ao final dos anos 2000, período em que a Orquestra deixou de fazer parte do Serviço de Radiodifusão Educativa e passou a pertencer aos quadros da universidade.

No programa, registros de LP, CDs e DVDs produzidos pela Orquestra, que continuou privilegiando a música de concerto brasileira em suas gravações. Este episódio traz também entrevistas e depoimentos de músicos e outros profissionais que fizeram parte do renascimento da Orquestra na UFF, depois de sua saída do Serviço de Radiodifusão Educativa: maestro Roberto Duarte, José Raymundo Martins Romêo, Andrea Ernest Dias, Ligia Amadio, André Boxexa, Lulu Pereira e Ana Paula Cerbino.

Repertório 

Alvorada, da ópera Lo Schiavo, de Carlos Gomes

Regente: Carlos Eduardo Prates.

Registrada em LP lançado em 1988.

 

Fuga, 4º movimento da Bachianas Brasileiras número 7, de Heitor Villa-Lobos, Regente: Ligia Amadio

Gravado no CD “Villa-Lobos – Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense”, de 1998.

 

Batuque, da Série Brasileira, de Alberto Nepomuceno

Regente: Ligia Amadio

Gravado no CD “Aurora Luminosa”, de 2005 

 

Reisado, 1º movimento da suíte Reisado do Pastoreio, de Oscar Lorenzo Fernandez. Regente: Ligia Amadio.

Gravação do CD “Alma Brasileira”, de 2006.

 

Dança Brasileira, de Camargo Guarnieri

Regente: Ligia Amadio

Gravação do CD “Música Viva”, de 2007

 

Te Deum, de José Maurício Nunes Garcia

Interpretação da Sinfônica Nacional da UFF acompanhada do Coro Brasil Ensemble, da UFRJ, sob a regência de Maria José Chevitarese e dos solistas Carol Mc Davit, Luciana Costa e Silva, Marcos Thadeu e Marcelo Coutinho

Regência: Ligia Amadio.

Gravado no CD “Família Real”, de 2007.

 

Criado em 16/12/2021 - 15:53 - Episódio Orquestra Sinfônica Nacional da UFF - Uma Orquestra para a música brasileira. Programa 3: Alvorada na UFF

Mais do programa