Luto na música. O pianista brasileiro Nelson Freire morreu hoje, aos 77 anos, depois de um período de sofrimento causado por uma queda que sofreu na rua há dois anos, relataram os seus amigos.
O pianista francês Philippe Cassard, escreveu: "um gigante acaba de nos deixar. E todos com ele. Um virtuoso com toque aveludado incandescente, grande gato selvagem do piano com efeito devastador em Rachmaninov e Liszt, lírico em Chopin, Beethoven e Brahms, luminoso em Bach e Mozart. E a dupla mais extraordinária da história que formou a quatro mãos e dois pianos com Martha Argerich? Ele era um homem gentil, tímido, humilde e longe do barulho da mídia. Ele permanecerá por muito tempo um exemplo de integridade musical e profissional elevada ao ponto mais alto. Todos nós o respeitamos, o admiramos, o amamos".
Nascido no município mineiro de Boa Esperança, com apenas três anos, Nelson Freire já conseguia tocar no piano algumas melodias tiradas de cabeça. Aos cinco, realizou seu primeiro recital em que tocou a Sonata em Lá Maior, K.331, de Mozart. Com 12 anos, Freire foi o sétimo colocado no Concurso Internacional de Piano no Rio de Janeiro, interpretando o Concerto para piano número 5, de Beethoven. Com isso, recebeu do então presidente Juscelino Kubitschek, uma bolsa de estudos para ter aulas em Viena. Aos 14 anos, Nelson Freire já era considerado um grande mestre do piano e embarca em uma carreira internacional, dando futuramente recitais e concertos nas maiores cidades da Europa, Estados Unidos, América Central e do Sul, além do Japão e Israel.
Ao longo de mais de cinco décadas, Nelson Freire se apresentou em mais de 70 países como convidado de orquestras de prestígio, tais como as Filarmônicas de Berlim e de Munique, a Orquestra Real do Concertgebow, as Sinfônicas de Viena e de Londres, entre tantas outras. Freire também trabalhou com muitos dos mais renomados regentes, incluindo Pierre Boulez, Lorin Maazel, Kurt Masur, Rudolf Kempe e Riccardo Chailly.
Para reverenciar Nelson Freire, a Rádio MEC traz uma programação especial neste dia (1º), dedicada ao trabalho do artista e recuperando entrevistas exclusivas que ele deu à emissora. Logo cedo, o Manhã MEC FM traz Nelson Freire ao piano solo. Ao 12h, você acompanha o primeiro programa do Ciclo Nelson Freire, que traz uma conversa de Freire com o produtor Lauro Gomes, que aconteceu em 2004. Às 13h, o programa Grandes Clássicos traz Nelson Freire como solista das grandes orquestras do mundo. Por fim, às 18h, ouça o segundo programa do Ciclo Nelson Freire.
Clique no player e acompanhe a homenagem da Rádio MEC a Nelson Freire, ao longo de todo o dia:
Programação especial:
9h30 - Manhã MEC FM - Nelson Freire ao piano solo
12h - Ciclo Nelson Freire, com entrevista concedida a Lauro Gomes (primeiro programa)
13h - Grandes Clássicos - Nelson Freire com Orquestras
18h - Ciclo Nelson Freire, com entrevista concedida a Lauro Gomes (segundo programa)
Conheça mais sobre a vida e obra de Nelson Freire:
- Nesta série do Música e Músicos do Brasil sobre os melhores intérpretes brasileiros de todos os tempos, escute novamente o episódio dedicado a Nelson Freire:
- O Música e Músicos do Brasil também tocou dois CDs lançados por Nelson Freire: o Villa-Lobos: piano works, que foi lançado originalmente em 1974 e um CD inteiramente dedicado a obras de Bach. Ele traz também depoimentos do próprio Nelson Freire, que faz alguns comentários sobre os trabalhos: