A bossa nova surgiu na década de 1950 e deu ainda mais destaque à música brasileira. Nada mais justo que o gênero musical seja comemorado no dia em que nasceu um dos principais nomes do movimento: Tom Jobim. O maestro e compositor completaria 95 anos nesta terça-feira (25).
Acompanhe a programação especial preparada pelas emissoras da EBC para o Dia Nacional da Bossa Nova e o aniversário de Tom Jobim.
Destaques da Rádio MEC:
12h - Concerto MEC - o programa traz a obra de Tom Jobim no violão clássico de Arthur Nestrovski;
20h - Harmonia - Jobim Sinfônico: confira o trabalho do maestro interpretado pela OSESP;
21h - Jazz Livre - nesta terça-feira, a playlist do programa vem recheada de temas de sucesso da bossa nova;
22h à 1h - Para encerrar, acompanhe a maratona especial preparada por Tarik de Sousa sobre Tom Jobim;
Destaques da Rádio Nacional:
8h às 17h - De hora em hora, a emissora toca clássicos da bossa nova e, em seguida, versões com outros artistas. Entre as músicas escolhidas estão Garota de Ipanema (Tom Jobim/ Banda Melim), Chega de saudade (João Gilberto/ Vanessa da Mata); Você (Roberto Menescal/ Analu Sampaio), Samba de verão (Marcos Valle/ Karla Sabah), Água de beber (Vinicius de Moraes/ Bossacucanova), Brigas nunca mais (Elis Regina/ Paula Morelembaum) e Só tinha que ser com você (Tom Jobim/ Fernanda Porto);
Na Nacional, a programação especial não vai se limitar à antena do rádio: ela também estará nas redes sociais. No Instagram da Rádio Nacional, artistas da nova geração, como Analu Sampaio, também vão aparecer para prestar suas homenagens à bossa nova.
16h - Entrevista ao vivo com o músico Daniel Jobim, neto do maestro;
Já estão disponíveis no site dois programas que prestam homenagem a Tom Jobim. O Memória Musical traz uma entrevista com o compositor, e no Tanto Mar, Carminho interpreta clássicos do maestro.