Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especial Vozes das Mulheres

Relembre as vozes das mulheres que marcarão a música brasileiras por mais de um século

Especiais

No AR em 10/03/2024 - 12:00

Uma luta longa e difícil permitiu a conquista de uma fatia ainda magra das posições de destaque em diferentes areas. Por lei, mulheres em igual função devem ganhar o mesmo com os homens, o que ainda está longe de ser a realidade. Mesmo na música, onde vozes femininas estão cada vez em primeiro plano, as notas mais altas, por estranho que soe, permacem ficando com os homens. Só um em cada dez reais de direitos autorais seguem para a mulherada.

Neste especial, as vozes contra a desigualdade contam a história das mulheres na música brasileira. História longa e difícil, que destaca pioneiras feito Chiquinha Gonzaga.

A síntese viva de um Brasil mais industrializado e urbano na República Velha foi expressa na música pela mais brasileira das portuguesas: Carmem Miranda. Seu balanço e o figurino de baiana estilizada caem no gosto de hollywood.

A ditadura estabelecida em 1964 já nasce enfrentando resistência: uma moça da fina flor da elite carioca tira os olhos do mar à sua frente. E enxerga, não mais de costas para o brasil, a beleza oculta na vida sofrida das favelas. Nara Leão, jeito de menina e atitude de quem não muda de "opinião".

Da Bahia, descalça, cabelos ao vento, viria a convite da própria Nara Leão uma então novata. Maria Bethânia se multiplica nos palcos desde então, como se encenasse todos os tipos de mulheres do Brasil.

Conhecida na noite carioca, para uma boemia influente, mas diminuta. Elis Regina se projeta, movendo os braços como se quisesse voltar a nado do estúdio da Record em São Paulo. A cantora, emotiva mas de domínio técnico impecável, segue influente além da vida.

Seguindo essas mestras, o programa traz as vozes de Gal Costa, Rita Lee, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Elza Soares e muitas outras.

Ouça no player acima.

 

ESPECIAL VOZES DAS MULHERES

 

LOCUÇÃO – LUCIANA VALLE

ROTEIRO E PRODUÇÃO – CEZAR FACCIOLI

PESQUISA – ACERVO EBC

TÉCNICA – LUCAS ALEXANDRE E MARCOS INÁCIO

COORDENAÇÃO DA PRODUÇÃO – CYNTHIA CRUZ

Criado em 08/03/2024 - 11:45

Mais do programa