Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Contribuinte pode acompanhar o processamento dos dados do IRPF

O monitoramento é feito no endereço https://www.gov.br/receitafederal/pt-br

Especial Imposto de Renda

No AR em 05/04/2021 - 08:33

 

Após a entrega da Declaração de Ajuste Anual da pessoa física, é recomendável que o contribuinte faça o acompanhamento do seu processamento na base de dados da Receita Federal do Brasil.

 

O monitoramento, que deve ser feito pelo próprio contribuinte, é realizado acessando a página da Receita Federal do Brasil na internet, no endereço https://www.gov.br/receitafederal/pt-br, clicando no banner “portal e-CAC”.

 

Na sequência, clique na opção “Acessar Portal e-CAC”, caso o contribuinte já possua o código de acesso. Na tela seguinte, serão solicitados o CPF/CNPJ, o código de acesso e a senha, se o contribuinte não possuir certificado digital.

 

Em seguida, acesse a opção “Meu Imposto de Renda” no menu ao lado esquerdo da tela, para conseguir visualizar as opções e analisar as informações.

 

O acompanhamento por meio do acesso ao “portal e-CAC” é importante porque permite a visualização do resultado de processamento da declaração do imposto de renda e, em caso de malha fiscal, possibilita ao contribuinte fazer a auto regularização, isto é, identificar as inconsistências pela Receita Federal e adotar os procedimentos corretivos antes de qualquer procedimento de ofício por parte do fisco.

Confira na explicação do professor Deypson Carvalho, do Centro Universitário do Distrito Federal. Clique no player acima.

Criado em 05/04/2021 - 08:33

Mais do programa