Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Alienação parental é crime e pode trazer danos psicológicos a crianças e adolescentes

Falando Francamente traz informações sobre a lei da alienação parental, como identificar o problema e qual o papel da justiça na resolução do problema

No AR em 13/10/2017 - 16:27

O programa Falando Francamente dessa sexta-feira (13) recebeu o advogado, especialista em Direito Civil, José Fernando Simão, para uma conversa sobre alienação parental. 

Segundo Simão, a alienação parental consiste no esforço feito para desqualificar a mãe ou o pai perante à criança e, geralmente, é cometido por um dos pais ou por algum outro parente próximo, como os avós. O especialista destaca, ainda, que é muito importante procurar a justiça já nos primeiros sinais de alienação parental.

O advogado explica que a alienação parental pode assumir várias formas, conversas entre os pais e filho no sentido de afastamento. De acordo com José Fernando Simão, "é muito comum na prática a mãe afirmar ao filho que seu pai se casou, seu pai tem outra família, logo seu pai não gosta mais de você, você viu que o presente que o seu pai pro seu meio-irmão é melhor que o seu, que a festa do seu meio-irmão é melhor que a sua, a viagem que o seu pai faz com outra família é melhor que a nossa, aqui você está em casa privado do mínimo, a outra família ele trata bem, uma desqualificação da conduta".

Saiba mais sobre a alienação parental, como identificar e o que a lei garante de direitos aos pais e aos filhos envolvidos no problema. 

Clique no player abaixo e ouça a entrevista, na íntegra.

Alienação parental
Alienação parental - Poder Judiciário do Estado do Amapá - Tribunal de Justiça

Falando Francamente vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia

Criado em 13/10/2017 - 16:45