Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Farmacêutica explica novas tecnologias aplicadas em medicamentos para tratamento do câncer

Medicamentos de terapias-alvo agem em receptores específicos

No AR em 01/02/2018 - 09:38

O programa Falando Francamente falou sobre inovação tecnológica empregada em medicamentos destinados ao tratamento do câncer. A convidada é a farmacêutica pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), especialista em Farmácia Clínica e vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF-SE), Larissa Carvalho.

Ouça a entrevista no player acima.

Larissa afirma que hoje há lançamento de remédios praticamente todos os dias. Ela destaca os medicamentos de terapias-alvo, que agem em receptores específicos.

Ela explicou também a diferença entre esses medicamentos e a quimioterapia clássica. 

Nos remédios de terapias-alvo, há menos efeitos colaterais e, como é muito específico, é também mais eficaz. Na quimioterapia clássica, os medicamentos agem, a grosso modo, sobre a divisão celular, ocasionando queda de cabelo e problemas no intestino, por exemplo.

Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso a esses medicamentos, mas Larissa ressalta que é preciso obedecer a padronização.

A farmacêutica acrescenta que os beneficiários de planos de saúde conseguem um acesso mais rápido a essas inovações medicamentosas.

 

Criado em 01/02/2018 - 10:36