Em entrevista ao programa Falando Francamente, a dermatologista Joana Costa fala sobre queda de cabelos. A médica explica que a alopécia, queda de cabelos, pode ter várias causas, entre elas o período pós-gestação, a quimioterapia, a deficiência de vitaminas e problemas na tireoide. Joana Costa lembra que cair cabelos é natural, é o ciclo de crescimento, mas se passar de 100 fios por dia e durar mais de três meses, aí sim, deve-se procurar o dermatologista, para saber a causa.
Durante a entrevista a dermatologista explicou a diferença entre a calvície e a queda de cabelos. De acordo com ela, a queda de cabelo é denominada de alopécia, e a calvície é um dos tipos deste problema, que é a alopécia androgenética. A calvície é um processo crônico, genético e vai acontecendo aos poucos. “Os cabelos vão afinando e caindo ao longo do tempo”, diz.
Segundo Joana Costa, os casos têm tratamento, para a queda de cabelos o tratamento é por tempo determinado até solucionar a causa, já na calvície o tratamento é para o resto da vida. Ela conta que o cabelo envelhece como todo o resto do nosso corpo, e que é preciso cuidar dele, como cuidamos da pele e do rosto. "Hoje só envelhece quem quer. A gente tem que se cuidar", comenta. A médica faz um alerta para tratamentos por conta própria, que podem até piorar a situação. É preciso procurar um especialista, ou seja o dermatologista, que vai tratar a causa do problema.
Essas e outras informações você ouve na entrevista.
O Falando Francamente vai ao ar, na Rádio Nacional da Amazônia, de segunda a sexta, das 15 ás 16 horas, com apresentação de Artemisa Azevedo.