Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda como é a aposentadoria por idade

É importante que o trabalhador guarde os comprovantes de pagamento da

Aposentadoria por idade. Esse foi o tema do Jornal da Previdência no programa Falando Francamente desta sexta-feira(10). Artemisa Azevedo conversou com o gestor da Seção de Reconhecimento de Direitos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Rondônia, Arlenson Fonseca .

 

O entrevistado explica que a aposentadoria por idade é devida ao segurado a partir dos 65 anos, se homem, e 60 anos, se mulher. Para os trabalhadores rurais as regras são 55 anos, se mulher e 60 anos, se homem. Além disso existe a carência de 180 contribuições, ou seja, em torno de 15 anos trabalhados.

 

Sobre os valores da aposentadoria é feita uma média na soma das contribuições. É importante o segurado saber que não é o último salário que ele vai receber de aposentadoria e sim a média dos anos trabalhados.

 

Arlenson Fonseca orienta orienta que o trabalhador guarde os comprovantes de pagamento da contribuição do INSS e também as carteiras de trabalho.

 

Ouça a entrevista na íntegra no player acima.

 

O programa Falando Francamente vai ao ar de segunda a sexta, às 15h (horário de Brasília), na Rádio Nacional da Amazônia, e às 13h (horário local), na Rádio Nacional do Alto Solimões.



Criado em 10/06/2016 - 16:06 e atualizado em 10/06/2016 - 13:08