Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Harmonia homenageia a Orquestra Sinfônica Nacional que completa 60 anos

Fundada em 1961, a orquestra tem a finalidade de divulgar a música de concerto

Harmonia

No AR em 12/01/2021 - 20:00


O Harmonia homenageia a OSN, Orquestra Sinfônica Nacional, que está completando 60 anos de existência.

A OSN foi fundada em 1961, para divulgar a música de concerto brasileira e internacional, que eram pouco difundidas no Brasil.

A ideia de criar a Sinfônica Nacional começou com uma serenata oferecida ao então presidente da República, Juscelino Kubitschek, em 1959.

Durante a década de 1960, a Sinfônica Nacional, assim como a BBC de Londres, e outras orquestras europeias, atuava no sistema de radiodifusão educativa.

O primeiro regente titular da Sinfônica Nacional foi o compositor, maestro e pianista Francisco Mignone.

Os primeiros dez anos da orquestra projetaram intérpretes e compositores, que consolidaram suas carreiras artísticas. Um dos fundadores da OSN foi o maestro Alceo Bocchino que atuou também como regente titular durante 13 anos.

A OSN divulgava principalmente os compositores brasileiros da música de concerto. No período de 1961 a 1972, a Sinfônica Nacional gravou mais de duas mil obras de compositores brasileiros e estrangeiros, muitas delas exclusivas do acervo da Rádio MEC.

A Orquestra Sinfônica Nacional gravou obras dos grandes autores nacionais, desde o padre José Maurício e o maestro Carlos Gomes, até Villa-Lobos, Guerra-Peixe e Cláudio Santoro.

Ouça a MEC FM no player abaixo:

O Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.

Produção: Fernando Neiva

Apresentação: Rui Vasconcellos

Criado em 12/01/2021 - 15:36

Mais do programa