Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia destaca três estreias que marcaram o dia 21 de junho

Ouça a ópera "Os Mestres Cantores de Nuremberg", a suíte "Pelleas e Melisande" e o poema sinfônico "Morte e Transfiguração"

Harmonia

No AR em 21/06/2021 - 20:00

Três estreias que marcaram o dia 21 de junho na música de concerto são os destaques do Harmonia desta segunda-feira (21)

Em 1868, Wagner apresentou pela primeira vez sua ópera Os Mestres Cantores de Nuremberg. No ano de 1898, foi a vez da suíte Pelleas e Melisande, de Gabriel Fauré estrear em Londres. E em 1890, Richard Strauss dirigiu na Alemanha a estreia do poema sinfônico Morte e Transfiguração.

Os Mestres Cantores de Nuremberg, uma das últimas óperas de Wagner e a única ópera cômica do compositor. A ópera era associações de poetas e músicos amadores que floresceram nas cidades alemãs do século 14 ao século 16, e que promoviam festivais de canções.   

A segunda obra, a Suíte Pelleas e Melisande, opus 80, de Gabriel Fauré, composta por encomenda da atriz inglesa, a Senhora Patrick Campbell, para a versão inglesa da peça de Maeterlink. A música de Fauré para a peça foi escrita usando trechos de outras obras anteriores incompletas para cumprir o prazo apertado da produção teatral. 

A obra Morte Transfiguração é construída sobre um poema de Alexander Ritter e explora as várias fases e os múltiplos desafios da vida de um artista. Strauss pediu a Ritter que escrevesse um poema explicando as ideias que inspiraram a composição, e que deveria ser impresso junto à partitura, como um guia para o ouvinte.

Ouça a MEC FM no player.

Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.

Criado em 21/06/2021 - 08:06

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa