Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia destaca a sinfonia número 1 de Schubert

Composição foi escrita quando o músico tinha apenas dezesseis anos

Harmonia

No AR em 28/10/2021 - 20:16

O programa desta quinta-feira (28) destaca a Sinfonia número 1 de Schubert, escrita na juventude do compositor, quando ele tinha apenas dezesseis anos. 
    
Concluída em 28 de outubro de 1813, a Sinfonia número 1 de Schubert sofreu influência de compositores clássicos como Mozart, Haydn e Beethoven. 
    
As semelhanças com as Sinfonias de Beethoven são sentidas na orquestração transparente e na clareza formal da obra, características do período clássico. 

A Sinfonia número 1 mostra o esforço de Schubert em garantir sua reputação não apenas como um autor de canções alemãs, os lieder, mas como um compositor importante, capaz de grandes obras, nos moldes de Beethoven. 

 A fama de Schubert como habilidoso compositor de sinfonias, só começou dez anos após a sua morte, quando Robert Schumann descobriu a partitura de outra Sinfonia de Schubert entre os manuscritos do compositor. 

Vamos ouvir a Sinfonia número 1, em ré maior, de Franz Schubert, concluída em 28 de outubro de 1813, quando o compositor tinha apenas dezesseis anos de idade. 

O programa de hoje está trazendo obras da juventude de Schubert como a Sinfonia número 1, escrita aos 16 anos de idade, em 1813. 

Schubert era um talentoso violinista, e já havia escrito nesse período da juventude, muitas obras para o instrumento, incluindo mais de doze quartetos de cordas. 

São dessa época da juventude de Schubert, as Sonatas para Violino e Piano, datadas de março de 1816 a agosto de 1817, escritas por ele aos 19 anos. 

O programa de hoje está apresentando uma seleção de peças de Schubert, escritas na juventude do compositor. 

No final de 1817, Schubert estava com vinte anos quando compôs duas Aberturas ao estilo Italiano. 
    
Em Viena, as óperas de Rossini faziam muito sucesso entre o público da cidade, e algumas como Tancredo, O Engano Feliz e A Italiana na Argélia tiveram ótimas críticas nos jornais. 
    
Essa onda de popularidade das óperas italianas certamente mexeu com Schubert que refletia sobre a receptividade de suas músicas. 
    
Essas duas Aberturas ao Estilo Italiano, de Schubert, adotam o caráter ligeiro e contrastante dos temas mais rápidos, como ouviremos nesta gravação de uma das Aberturas Italianas. 

O programa de hoje destacou três obras da juventude de Schubert:

 A Sinfonia número 1, de 1813, a Sonata em ré maior para violino e piano, escrita em 1816 e a Abertura Italiana, peça de 1817.

Ouça a MEC FM no player abaixo:

O Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.


 

Criado em 28/10/2021 - 20:16

Mais do programa