Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia homenageia a ópera Tannhauser, de Wagner

Programa presta homenagem também à violoncelista inglesa, Jacqueline du Pré

Harmonia

No AR em 19/10/2021 - 20:00

Harmonia desta terça-feira (19) homenageia a ópera Tannhauser, de Wagner, apresentada pela primeira vez em Dresden, na Alemanha, no dia 19 de outubro de 1845. 

Wagner se empenhou em renovar a ópera tradicional com o leitmotiv, ou o motivo condutor, um tema musical que identificava os personagens ou situações da ópera. 

O próprio Wagner chamava suas óperas de dramas musicais, como um meio de expressar o sentido artístico de seu trabalho, concebido por ele como um grande espetáculo. 

A ópera Tannhauser se baseia em duas lendas alemãs, a do menestrel alemão Tannhauser e ao Concurso de canções de Wartburg. 

Wagner provocou várias revoluções musicais, rompendo com o padrão convencional operístico como a produção da ópera Tannhauser. 

Mas Wagner também compôs algumas peças orquestrais, como a Abertura Fausto, O Idílio de Siegfried e algumas obras corais como esta Cantata O Dia Brilha, para Coro Masculino e instrumento de sopros.

Ouça  a MEC FM no player.

O programa presta homenagem também à violoncelista inglesa Jacqueline du Pré, nascida em Oxford em 1945. Ela faleceu na data de hoje, em 1987, aos 42 anos de idade. 

Conhecida como uma das maiores celistas já conhecidas, Jacqueline du Pré teve que abandonar a carreira, precocemente, aos 28 anos, por causa de uma esclerose múltipla. 

Jacqueline du Pré estudo na Rússia, em 1966, com o violoncelista Mstislav Rostropovich, que ficou impressionado com sua aluna. Rostropovich declarou que Jacqueline du Pré era a única violoncelista da nova geração capaz de se igualar a ele ou de superar sua técnica. 

Tags:  Wagner

Criado em 19/10/2021 - 09:49

Mais do programa