Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Gê Côrtes e Badi Assad são as mulheres instrumentistas em destaque do Jazz Livre!

Baixista e violonista falaram ao programa sobre suas carreiras como mulheres pioneiras na música brasileira

Jazz Livre!

No AR em 08/05/2018 - 23:00

O Jazz Livre! desta terça (08) dá sequência à série sobre mulheres instrumentistas no Brasil. Neste segundo programa, o espaço é da baixista e arranjadora Gê Côrtes e da cantora, violonista e compositora Badi Assad.

Gê Côrtes é mineira de Juiz de Fora e é uma das pioneiras do contrabaixo no país. Começou a estudar música em casa e ganhou seu primeiro instrumento aos 14 anos. Ela vem de uma família musical: é filha do compositor Edmundo Villani-Côrtes e da cantora lírica Efigênia Côrtes. É uma artista multi-facetada: toca baixo elétrico, contrabaixo acústico, é arranjadora e se descobriu compositora em seu projeto mais recente: a Jazzmin's Big Band. Participou da Orquestra Jazz Sinfônica por 24 anos e participou da fundação de conjuntos só de mulheres, como o Kali (de música instrumental brasileira), e a própria Jazzmin's Big Band.

Badi Assad é cantora, violonista e compositora. Nasceu em São João da Boa Vista, em São Paulo, e também vem de um berço musical nobre. Na casa de Badi havia os irmãos Sérgio e Odair Assad (ambos violonistas que formaram o Duo Assad), além do pai Jorge, intérprete de chorinho. Com mais de 25 anos de carreira, a musicista possui repertório experimental vasto, com referências diversas, mas com característica bem brasileira. Badi acabou de lançar o livro "Volta ao mundo em 80 artistas", que fala sobre música sob seu olhar, assim como faz uma reverência a suas referências musicais, o que a faz uma artista muito ativa. Ela ainda falou ao programa sobre seus outros projetos: o próximo disco e a produção de um documentário sobre sua vida.  

Ouça no player abaixo:

Jazz Livre! é transmitido às terças, às 23h, pela MEC FM Rio, e aos sábados, às 22h, pela Rádio MEC AM Rio.

Criado em 08/05/2018 - 15:11 - Episódio 08/05/2018 - Mulheres Instrumentistas 02 - Gê Côrtes e Badi Assad

Mais do programa