Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Série especial destaca vida de indígenas em centros urbanos

A primeira reportagem produzida pelo Jornal da Amazônia 1ª Edição conta como começou essa migração das aldeias para as cidades

No AR em 17/04/2017 - 12:13

O Jornal da Amazônia 1ª Edição desta segunda-feira (17) traz a primeira reportagem sobre a migração de indígenas das aldeias para as cidades. A antropóloga Lúcia Helena Rangel, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, revela que desde a colonização, a presença indígena nas cidades é constante. Mas, em décadas passadas, a cidade era um espaço proibido. Eles não se apresentavam como indígenas, com medo do preconceito e represálias do antigo Serviço de Proteção ao Índio.

Foi na década de 50, com o surgimento das indústrias, que o processo de migração se intensificou. Moradores do campo seguiam em busca de emprego nas fábricas e, com os indígenas, não foi diferente.

Hoje, estar na cidade sem ocultar a ancestralidade e as próprias referências é ainda uma luta para mais de 315 mil indígenas, segundo dados do último censo do IBGE. O principal enfrentamento é o preconceito. 

Ouça a reportagem completa pelo player acima.

E ainda:

- Eleitores que não votaram nas três últimas eleições devem regularizar situação até 2 de maio

- Projeto em Rondônia recupera áreas degradadas de reservas extrativistas e unidades de conservação

 

Criado em 17/04/2017 - 12:13