A infestação da mosca branca, que preocupou produtores de soja no Médio Norte do Mato Grosso na última semana, está aparentemente controlada. De acordo com Nery Ribas, diretor-técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Mato Grosso (Aprosoja-MT), as chuvas e a utilização de defensivos agrícolas ajudaram no combate à praga.
Confira outras edições do Jornal da Amazônia 1ª Edição
A mosca branca é um inseto muito pequeno, que migra facilmente entre plantações vizinhas. O ataque dessa praga é cíclico e ocorre todos os anos.
O tempo quente e seco contribui para a infestação. Segundo Ribas, as partes verdes das plantas, que ficam próximas às áreas dos pivôs de irrigação, são ambientes apropriados para a incidência dos insetos.
Embora a situação esteja controlada no Médio Norte matogrossense, o diretor-técnico da Aprosoja-MT afirma que os insetos podem voltar a aparecer, caso as chuvas diminuam e a temperatura volte a subir.
Confira, ainda, no Jornal da Amazônia 1ª Edição desta quarta-feira (14):
- Governo Federal anuncia medidas para facilitar o escoamento da produção agrícola. Entre elas, o incentivo do uso de portos nas regiões Norte e Nordeste. A ideia é facilitar o transporte de grãos para os portos de Belém (PA) e de Itaqui, em São Luís (MA), devido à proximidade com a região Centro-Oeste, que concentra 42% da produção agrícola.
- O piso nacional dos professores passou de R$1.697 para R$1.917,78. Muitos estados da Amazônia terão dificuldades para cumprir a lei.
O Jornal da Amazônia 1ª Edição é uma produção do Radiojornalismo EBC e vai ao ar de segunda a sexta, às 07h45, na Rádio Nacional da Amazônia.