Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Número de focos de incêndio florestal bate novo recorde

Mais de 65% dos incêndios se concentraram no bioma Amazônia, segundo

O mês de janeiro de 2015 bateu o recorde de queimadas em comparação com outros meses de janeiro, desde 1999, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) iniciou a comparação diária de incêndios no Brasil.

 

Confira outras edições do Jornal da Amazônia 1ª Edição

 

Alguns estados da Amazônia Legal se destacam entre os que apresentam mais ocorrências – Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão e Roraima. Porém, de acordo com o pesquisador do INPE, Fabiano Morelli, o Mato Grosso chama a atenção.

 

Nessa quinta-feira (29), o monitoramento de queimadas do instituto já registrava 4.139 focos, enquanto em todo o mês de janeiro de 2014 foram 2.634 pontos de queimadas.

 

O recorde anterior para o mês de janeiro foi observado em 2005, quando satélites detectaram 4.047 focos no primeiro mês daquele ano.

 

O Observatório do INPE revela que, nos últimos dois dias, 65,5% dos incêndios estão no bioma Amazônia. Para Morelli, as queimadas na região têm parte da responsabilidade pela falta de chuvas e a consequente crise hídrica na região Sudeste.

 

Para os pesquisadores do instituto, o aumento no número de focos deve servir de alerta para a sociedade. Embora o clima favoreça a propagação do fogo, a grande maioria das queimadas e incêndios florestais se inicia pela ação do homem.

 

Confira, ainda, no Jornal da Amazônia 1ª Edição desta sexta-feira (30):

 

- No Pará, ferramenta que facilita retirada de açaí deve ser patenteada para aumentar a produção.

- Em Cuiabá (MT), a Polícia Federal realizou a Operação Soberba para desarticular uma organização criminosa que praticava tráfico internacional de cocaína no estado.

 

Jornal da Amazônia 1ª Edição é uma produção do Radiojornalismo EBC e vai ao ar de segunda a sexta, às 07h45, na Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 30/01/2015 - 09:30 e atualizado em 30/01/2015 - 09:58