Motoristas e cobradores do transporte público de Porto Velho (RO) decidiram suspender a greve até a próxima segunda-feira (13).
De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Urbano no Estado de Rondônia, Célio Ribeiro, a categoria decidiu suspender a paralisação após audiência pública na Câmara Municipal realizada na terça-feira.
Ouça também: Rondônia tem a maior taxa de acidentes de trabalho da Amazônia
A audiência discutiu o impacto da contratação de uma nova empresa para prestação do serviço de transporte coletivo em Porto Velho.
Segundo Célio Ribeiro, as duas atuais prestadoras estão com o contrato vencido. O chamamento público para contratação emergencial da nova empresa já foi concluído, mas ainda não foi autorizado pela Câmara Municipal.
Os rodoviários pedem 19% de reajuste e aumento nos vales alimentação e refeição. Os trabalhadores temem também a perda dos postos de trabalho, conforme explica Célio:
"Nós não tivemos nenhum tipo de diálogo com essa empresa. O prefeito fala que garante nossos empregos só que ele não assina nenhum documento pra gente. Não garante nossas rescisões."
Segundo informações do site da prefeitura de Porto Velho, o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia julgou favorável a continuidade do chamamento público para a contratação da nova empresa.
Ainda segundo a prefeitura, o Secretário de Transportes e Trânsito, Carlos Guttemberg afirmou que com o encerramento dos contratos das atuais prestadoras é permitida a contratação direta.
Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta quinta-feira (9): que uma audiência pública na Câmara dos Deputados discutiu o cumprimento de condicionantes impostas para a construção da Usina de Belo Monte, no Pará; a capital de Roraima, Boa Vista, completa hoje 125 anos.
O Jornal da Amazônia 1ª Edição, vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação.