Operação Onda Verde, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que combate o desmatamento ilegal na Amazônia consegue evitar derrubada de árvores no Pará. Estima-se que a meta dos infratores era desmatar 1500 hectares.
Equipes do Ibama apreenderam, em Castelo dos Sonhos, município próximo a terra indígena Baú, no sul do Pará, oito tanques que armazenavam 3.200 litros de combustível. Três acampamentos que davam suporte a ação criminosa foram destruídos. O flagrante aconteceu a partir de informações levantadas pelo serviço de geoprocessamento, por meio de imagens de satélite.
No Jornal da Amazônia 2ª Edição desta terça-feira (12) tem também informações sobre quatro aeronaves retidas em terra indígena Yanomami, em Roraima, devem ser liberadas nesta terça-feira. Os treze servidores da Sesai, Secretaria Especial de Saúde Indígena, que estavam impedidos de sair da reserva foram liberados na última sexta-feira. Segundo a coordenadora do Distrito Especial de Saúde Indígena Yanomami, Maria de Jesus do Nascimento, os profissionais já estão em casa. Eles haviam ido à Terra Indígena para prestar atendimento médico e providenciar a remoção para Boa Vista de pessoas que precisavam de atendimento de média e alta complexidade. A ação dos índios teria sido um protesto contra a falta de atenção à saúde indígena.
O Jornal da Amazônia 2ª Edição é uma produção do Radiojornalismo EBC e vai ao ar de segunda a sexta, às 12h20, na Rádio Nacional da Amazônia e às 10h20 na Rádio Nacional do Alto Solimões (horário local).