Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MT: indígenas da etnia Yawalapiti criam Casa das Mulheres

No local, serão desenvolvidas atividades de valorização do

Um espaço voltado para acolher as diferentes demandas das indígenas da etnia Yawalapiti, na aldeia Tuatuari, no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso. Assim será a Casa das Mulheres.

 

No costume deste povo, já existe a Casa dos Homens. No local, os índios do sexo masculino se reúnem para tomar decisões. Segundo a cultura dos Yawalapiti, algumas peças presentes no local sequer podem ser vistas pelas mulheres.

 

A indígena Watatakalu Yawalapiti explica que o novo local vai permitir que as indígenas passem o conhecimento tradicional de seu povo para as futuras gerações. “Quem cuida da casa, dos costumes das tradições, quem passa os conhecimentos para os filhos são as mulheres. Nós queremos passar tudo para os nossos filhos. É uma ameaça isso do mundo de fora.

 

A previsão é de que na Casa das Mulheres também sejam desenvolvidas atividades de artesanato, produção de polvilho; além de um espaço que vai abrigar o material usado no cultivo de frutas.

 

Para ouvir a reportagem completa, clique no player acima.

 


O Jornal da Amazônia 2ª edição desta segunda-feira (11) traz ainda informação sobre duas onças da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas, que receberam colares de GPS que vão indicar a movimentação delas pela floresta. Os animais foram incluídos no Projeto Iauaretê, do Instituto Mamirauá, que monitora a espécie. Uma é preta e ganhou o nome de Django. A outra é pintada e está grávida. A gestação de Fofa, como o animal foi chamado, mostra que a região é favorável para a reprodução da espécie, considerada vulnerável no Brasil.



Criado em 11/04/2016 - 18:01 e atualizado em 11/04/2016 - 14:58