Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Relembre as crônicas no rádio

Do histórico Quadrante às homenagens ao Rio de Janeiro: diversos temas e formas de apresentar a crônica radiofônica no Memória Rádio MEC

Memória Rádio MEC 100 anos

No AR em 15/03/2018 - 23:00

As crônicas, e os muitos programas que lançaram mão desse gênero literário tão radiofônico, são o tema do segundo programa da nova temporada do Memória Rádio MEC, dedicada às artes da palavra.

Neste programa, ouça crônicas radiofonizadas em diversos formatos: narradas e dramatizadas; baseadas em fatos reais e ficcionais.

Abaixo a lista dos textos, autores, programas e séries nos quais as crônicas selecionadas para esse Memória Rádio MEC foram gravadas e veiculadas originalmente.

O programa começa com "Noiva para sempre", de Nelson Rodrigues, texto de “A vida como ela é”, veiculado na série Palavras no Ar, uma produção da década de 1990. Em seguida, um texto da obra "O Analista de Bagé", de Luis Fernando Veríssimo, parte do programa Antologia do Humor, produzido em 1988. O programa segue mostrando crônicas lidas para interprogramas que celebravam a cidade do Rio de Janeiro, como "Cidade Mulher", de Álvaro Moreira, na voz de Nelson Tolipan (produção de 2015) e "Três retratos do passeio público" – de Joaquim Manuel de Macedo (produção da década de 1980). 

Ouça no player acima.

Da série Memória Urbana Carioca, uma produção de Aglaia Peltier, da década de 1990, o programa traz um trecho de "A Alma Encantadora das Ruas", de João do Rio. Do emblemático Quadrante, programa diário de leitura de crônicas, produzido na década de 1960, relembre "O Clube dos Asmáticos", de "Paulo Mendes Campos", na voz do locutor Garcia Xavier. A seleção de crônicas se encerra com o ator Paulo Autran lendo uma crônica do dramaturgo e poeta Guilherme Figueiredo sobre a Quarta-feira de cinzas, em uma produção que data da década de 1990.

O Memória Rádio MEC vai ao ar toda quinta-feira, 23h, na MEC AM; e na madrugada de quinta para sexta, à 0h, na MEC FM

 

Criado em 14/03/2018 - 12:00 - Episódio Crônicas

Mais do programa