Dia 4 de junho é aniversário do Rei do Carimbó! Aurino Quirino Gonçalves, o Pinduca, completa 86 anos e segue se apresentando a todo vapor.
Pinduca nasceu em Igarapé-Miri (PA), no Pará, em uma família de músicos, e começou a cantar na adolescência. Um dos maiores feitos desse artista genial, em quase 70 anos de carreira, foi misturar a música da América Central, do Suriname e das Guianas, com as raízes caboclas da região Norte.
O novo carimbó inventado por ele mudou a cara do Pará e virou orgulho nacional no exterior. Em 2017, o álbum “No Embalo do Pinduca”, produzido pelo guitar hero paraense Manoel Cordeiro, foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Raízes Brasileiras.
Em entrevista ao programa Mosaico da Rádio Nacional da Amazônia, Pinduca relembra momentos marcantes de sua trajetória, mas sempre de olho no futuro. Segundo ele, a escolha da cidade de Belém pela Organização das Nações Unidas (ONU) para sediar a 30ª Conferência sobre Mudança do Clima (COP 30) em 2025 trará ganhos positivos na área cultural.
"Eu acredito que as pessoas que vêm de fora vão se admirar com muitas coisas que vão ver aqui em Belém. Já senti que vai haver um grande incentivo cultural. A cultura paraense é muito rica, e nós vamos fazer o possível para agradar em cheio esse povo que vem por aqui em 2025”.
Ouça a entrevista completa no player acima.