O que são as tecnologias livres e como elas podem ajudar a fortalecer a cultura e a cidadania em comunidades da Amazônia? O uso dessas ferramentas para o protagonismo social é um dos temas do evento "América Aberta", que acontece pela primeira vez no Brasil, de 3 a 6 de dezembro, em Brasília. O objetivo geral é incentivar a pesquisa, publicação e uso de dados abertos relacionados a temas como transparência, acesso à informação, governo aberto, tecnologias cívicas, jornalismo de dados, governo digital, responsabilização e equidade.
A realização é uma parceria entre Controladoria-Geral da União (CGU), a organização Open Knowledge Brasil, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR e Colaboratório de Desenvolvimento e Participação da Universidade de São Paulo.
Nesta edição do Mosaico, a produtora cultural Aline Vieira explica como as tecnologias de uso livre podem fortalecer a organização da sociedade civil em torno de causas comuns, especialmente na área da cultura. Ela atua há mais de dez anos no mercado de produção cultural em Belém do Pará, e faz parte da Casa Preta Amazônia, do Comitê de Cultura do Pará e do Observatório de Políticas Culturais ( PA). No próximo dia 6, Aline participa do painel "Fortalecendo Comunidades Amazônicas através de Tecnologias Livres", juntamente com a líder do programa Voices for Just Climate Action, Paula Moreira, o Coordenador Geral da Casa Preta Amazônia, Anderson Ferreira "Don", e a diretora executiva da ONG "Ser", Iracema Marques.
Confira aqui a programação completa do evento América Aberta.