O Música e Músicos do Brasil deste sábado (11) terá a participação de um dos maiores nomes do violão no nosso país: Turíbio Santos.
Turíbio Santos nasceu em São Luiz, do Maranhão, e migrou para a cidade do Rio de Janeiro quando tinha 3 anos. Sua família sempre foi amante da música, e em especial do violão. Acostumado a ouvir serestas do pai e das irmãs, aos 12 anos, ele resolve aprender o instrumento, e seu progresso foi tão rápido que, em poucos anos, já estaria se apresentando como solista, em diversas regiões do Brasil e do exterior, sendo considerado o principal divulgador da música brasileira para violão no mundo.
Ainda na infância, Turíbio conhece três figuras importantes para a formação do seu estilo: Antônio Rebello (que foi seu professor de violão), Jodacir Damaceno (que o apresentou ao universo da música clássica) e Hermínio Bello de Carvalho, que o introduziu na música popular com amigos como Jacó do Bandolim, Clementina de Jesus, Dino 7 Cordas, Nicanor Teixeira, Radamés Gnattali e Pixinguinha.
Em uma entrevista ao Música e Músicos do Brasil, Turíbio Santos fala sobre a música brasileira para violão e um pouco da sua vasta discografia.
Não perca! Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste sábado, às 19h, na MEC FM.