Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a trajetória artística de Guiomar Novaes, no Música e Músicos do Brasil

Programa traz mais uma edição da série sobre os melhores intérpretes brasileiros de todos os tempos

Música e Músicos do Brasil

No AR em 02/12/2018 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (02) apresenta mais uma edição da série com “Os melhores intérpretes brasileiros de todos os tempos”. Desta vez, quem participa do programa deixando o seu voto é a consagrada pianista brasileira Maria Teresa Madeira, que escolheu Guiomar Novaes como a melhor intérprete brasileira

Guiomar Novaes nasceu em 28 de fevereiro de 1894 na pequena cidade de São João da Boa Vista, em São Paulo, e morreu em São Paulo em 7 de março de 1979.  Foram 85 anos muito bem vividos e com uma sólida carreira construída no Brasil e no exterior. Considerada uma verdadeira menina-prodígio, ela começou a tocar piano, de ouvido, aos quatro anos de idade. Aos seis, passou a ter aulas de piano com Eugenio Nogueira e, mais tarde, com o importante mestre italiano Luigi Chiaffarelli.

A talentosa e carismática menina, que inspirou Monteiro Lobato a criar a personagem Narizinho do Sítio do Pica-Pau Amarelo, já se apresentava publicamente com menos de 10 anos de idade e, antes dos 15, parte para a Europa para aprimorar os seus estudos musicais, sendo admitida por unanimidade em primeiro lugar no disputado Conservatório de Paris, que tinha como comissão julgadora Claude Debussy, Moszkowski e Fauré.

Novaes foi ganhadora de incontáveis prêmios, títulos e condecorações, fez turnê na França, Suíça, Itália, Alemanha, Brasil, Estados Unidos, e nos principais países da Europa e das Américas. A artista se apresentou para grandes celebridades, como a Rainha Elisabeth II e o presidente Franklin Roosevelt. Ela ficou mundialmente conhecida por suas interpretações de compositores românticos, em especial Chopin e Schumann, e também foi uma das principais divulgadoras das obras do seu compatriota Villa-Lobos.

A vida e trajetória de Guiomar Novaes ficou imortalizada em sua extensa discografia e também no cinema, pelos documentários “Guiomar Novaes: depoimento e memória”, de 1978, produzido por Olívio Tavares de Araújo, e “Infinitamente Guiomar Novaes”, de 2005, dirigido por Norma Bengell.

Na segunda parte do Música e Músicos do Brasil, confira mais um trecho do especial “100 anos de Alceo Bocchino”, com uma entrevista exclusiva com o compositor, realizado em agosto de 2004, com produção e apresentação de Lauro Gomes.

 

Ouça no player abaixo:

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

 

Tags:  Guiomar Novaes

Criado em 30/11/2018 - 11:22 - Episódio Música e Músicos do Brasil 02-12-18

Mais do programa