Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira alguns compositores de destaque em 2018, no Música e Músicos do Brasil

No programa, conheça a vida e obra de João de Souza Lima, Luiz Cosme e Júlio Braga

Música e Músicos do Brasil

No AR em 23/12/2018 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (23) traz mais alguns compositores brasileiros que foram homenageados em 2018, como João de Souza Lima, Luiz Cosme e Júlio Braga.

O paulista João de Souza Lima foi bastante lembrado este ano em virtude dos seus 120 anos de nascimento. Ele foi um importante nome da música de concerto brasileira de seu tempo, embora infelizmente muito pouco gravado e interpretado nos dias de hoje. João nasceu em 21 de março de 1898 em São Paulo e teve aulas com alguns dos músicos mais requisitados de seu tempo, como os ítalo-brasileiros Luigi Chiaffarelli e Agostino Cantù (que também foi lembrado neste ano em virtude dos seus 140 anos de nascimento).

E em 2018 também foram comemorados os 110 anos de nascimento do violinista e compositor gaúcho Luiz Cosme, que nasceu em 9 de março de 1908. Luiz Cosme estudou no Conservatório do Instituto de Bellas-Artes e no Conservatório de Ohio (Estados Unidos). Tido como um dos fundadores da Academia Brasileira de Música (ocupando a cadeira de número 9), ele trabalhou como violinista na época do Cinema Mudo, foi spalla da Orquestra do Conservatório de Cincinnati, e também pertenceu à Orquestra da Rádio Nacional e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Luiz Cosme escreveu canções, obras para piano solo, música de câmara, orquestral, peças cênicas, além de importantes livros voltados à didática e musicologia.

E o último compositor que será apresentado nesta edição do programa é Júlio Braga, que nasceu em Olinda em 24 de abril de 1918. Portanto, neste ano comemorou-se o centenário de nascimento deste grande pianista e compositor pernambucano. Considerado um verdadeiro prodígio, Júlio Braga escreveu sua primeira peça aos oito anos de idade, e com um pouco mais de dez anos já realizava concertos em vários estados do país. Ele também chamou a atenção da crítica internacional em suas apresentações em países como França, Holanda, Inglaterra, Venezuela e Estados Unidos, sendo considerado um importante intérprete de Chopin, Debussy, Brahms, Schumann, Weber e Villa-Lobos.

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Criado em 21/12/2018 - 12:48 - Episódio Música e Músicos do Brasil 23-12-18

Mais do programa