O Música e Músicos do Brasil deste domingo (28) homenageia o compositor, instrumentista e arranjador Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha, uma das personalidades de destaque do mês.
Pixinguinha nasceu em 23 de abril de 1897, no Rio de Janeiro, e seu contato com a música, e em especial com o choro, aconteceu ainda na infância. Vindo de uma família de músicos, com menos de 15 anos de idade já tocava em conjuntos e se apresentava em cabarés e casas de shows.
Pixinguinha foi considerado o maior flautista brasileiro de todos os tempos. Além de instrumentista virtuoso, ele também inovou na concepção do choro e criou um estilo próprio como compositor e arranjador. Além disso, ele fez surgir um estilo único no nosso país quando uniu elementos das músicas de Nazareth, Chiquinha Gonzaga e dos primeiros chorões, com ritmos africanos, estilos europeus e a música negra americana.
Alfredo da Rocha Vianna Filho (o nosso Pixinguinha) foi maestro, instrumentista, compositor e arranjador, sendo admirado e respeitado tanto no meio popular quanto no clássico. A sua importância na música brasileira foi tão grande que, no dia 23 de abril, data de seu nascimento, comemora-se o Dia Nacional do Choro.
O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste sábado, às 19h, na Rádio MEC.