Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Música e Músicos do Brasil traz Especial “100 anos sem Alberto Nepomuceno”

Nesta primeira parte do programa, confira obras de Nepomuceno gravadas pela Filarmônica de Minas Gerais, sob a regência de Fábio Mechetti

Música e Músicos do Brasil

No AR em 18/10/2020 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (18) faz um especial 100 anos sem Alberto Nepomuceno, com um pouco da vida e obra deste grande nome da música nacionalista brasileira. 

Alberto Nepomuceno nasceu em 6 de julho de 1864 em Fortaleza e morreu em 16 de outubro de 1920, no Rio de Janeiro. Ele começou os estudos com o pai, que era músico, e se mudou com a família para Recife, para estudar violino e piano. Aos 18 anos de idade, já atuava na direção de concertos do Clube Carlos Gomes, na capital pernambucana. 

Em 1885, Nepomuceno foi para o Rio de Janeiro e teve contato com diversos escritores, como Olavo Bilac, Machado de Assis e Aluísio Azevedo, que estavam envolvidos com os movimentos romântico, simbolista e naturalista. 

O programa apresenta uma gravação que faz parte do primeiro CD do projeto internacional intitulado Brasil em Concerto, com obras de Alberto Nepomuceno gravadas pela Filarmônica de Minas Gerais e regência de Fábio Mechetti. Com o objetivo de mostrar ao público internacional a tradição da música de concerto brasileira, desde o século 19 até os dias de hoje, este CD fez parte da lista de "melhores novos álbuns de música clássica" da revista Gramophone de 2019. 

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Criado em 16/10/2020 - 16:54

Mais do programa