Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Música e Músicos do Brasil faz homenagem a Luiz Senise

Programa traz também uma retrospectiva de alguns dos grandes artistas homenageados em 2020

Música e Músicos do Brasil

No AR em 20/12/2020 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (20) segue com a retrospectiva 2020 e destaca alguns compositores e intérpretes homenageados neste ano. O programa faz, também, uma homenagem ao pianista Luiz Senise.

Ouça o programa no player acima.

Um dos grandes homenageados de 2020 foi o pianista Arthur Moreira Lima, que este ano completou 80 anos de vida. Moreira Lima é tido como um dos maiores pianistas brasileiros de todos os tempos, e um dos mais conhecidos mundialmente. Com uma carreira de sucesso de quase 70 anos, este renomado pianista é um dos poucos a conseguir interpretar, com maestria, obras de diferentes estilos, desde os românticos europeus até a música brasileira. Ele também contribui ativamente para a democratização da música clássica: em 2003, criou o projeto “Piano pela Estrada”, no qual ele monta um palco em cima de um caminhão e interpreta obras eruditas e populares nas mais distantes regiões do Brasil. Esse projeto já abarcou mais de 500 cidades.

Outro artista homenageado no Música e Músicos do Brasil foi o maestro e compositor Ernani Aguiar, que em agosto de 2020 completou 70 anos. Nascido em Ouro Preto (MG), este compositor, regente, professor e pesquisador é tido como uma das personalidades mais importantes e respeitadas no meio musical brasileiro. A obra de Ernani Aguiar está sempre presente nos concertos do Brasil e no exterior. Sua vasta produção inclui diversas peças corais, uma ópera, e obras para diferentes formações instrumentais.

Em 2020, também tivemos algumas perdas que abalaram o meio musical brasileiro. Entre elas, está o grande pianista e professor Luiz Henrique Senise, que faleceu no dia 11 de novembro de 2020 aos 73 anos, vítima do coronavírus. 

Nascido em Araraquara (SP), Luiz Senise iniciou seus estudos no Rio de Janeiro, onde foi discípulo de Elzira Amábile. Formou-se mestre em Música pela Universidade Musical Internacional de Paris e pela Escola de Música da UFRJ, e se aperfeiçoou com grandes nomes como Jacques Klein, Arnaldo Estrella e Magda Tagliaferro. Sua trajetória artística inclui discos, gravações para rádios, televisões, participações em CDs e apresentações nos mais importantes teatros e salas de concerto do Brasil e do exterior. Com uma técnica impecável, Senise conquistou prestígio em sua carreira nacional e internacional. Sua estreia no Carnegie Recital Hall causou grande repercussão, e ele chegou a ser considerado, pelo “The New York Times”, como “um exímio pianista, de dedos possantes, ideias incisivas e habilidade para equilibrar impetuosidade com refinamento”.

Senise era uma das maiores referências do piano brasileiro. Ele redimensionou o ensino do piano nas Escolas de Música da UFRJ e da UFMG, na Universidade Estácio de Sá e no Conservatório Brasileiro de Música. Boa parte de seus alunos se tornaram grandes mestres e doutores. A pianista e professora Marina Spoladore, que foi uma de suas alunas, participa desta edição do Música e Músicos do Brasil e comenta alguns aspectos memoráveis da vida e carreira de Luiz Senise.

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Criado em 17/12/2020 - 11:45

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa