O Música e Músicos do Brasil deste domingo (21) traz um pouco do álbum “Jardim Noturno - Canções e Obras para Piano de Claudio Santoro”, lançado em agosto de 2020 e finalista do prêmio da Revista Concerto. O programa faz, também, uma homenagem aos 35 anos de morte do compositor Francisco Mignone.
Tido como um dos maiores nomes da música brasileira, Francisco Mignone nasceu em São Paulo, em 3 de setembro de 1897, e faleceu no Rio de Janeiro, em 19 de fevereiro de 1986, completando, este ano, os 35 anos da sua morte. No início da sua carreira, este compositor, pianista, regente, professor e flautista foi fortemente influenciado pelos grupos de choro que frequentava, e até a década de 1910, suas obras eram assinadas sob o pseudônimo de Chico Bororó. Mignone estudou em Milão com o maestro Vicenzo Ferroni, foi professor do Instituto Nacional de Música (atual Escola de Música da UFRJ), atuou na direção do Teatro Municipal em 1965, e ainda foi integrante da Academia Brasileira de Música, presidindo entre 1980 e 1985.
O programa apresenta também o CD gravado pelo pianista Nahim Marun e pelo barítono Paulo Szot, inteiramente dedicado ao compositor Claudio Santoro. O álbum duplo, lançado em agosto de 2020, traz 24 canções (das quais 11 são inéditas e 13 em parceria com Vinícius de Moraes), além de peças para piano solo, que traduzem toda a versatilidade e diferentes fases do compositor amazonense.
O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.