Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especial dos 100 anos de Oriano de Almeida é destaque no "Música e Músicos do Brasil"

O programa homenageia o centenário de nascimento deste importante compositor, musicólogo e pianista brasileiro.

Música e Músicos do Brasil

No AR em 11/07/2021 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil traz a primeira parte do especial 100 anos de Oriano de Almeida, com um pouco da vida e obra deste importante pianista e musicólogo brasileiro. Confira o especial neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Pianista, compositor, musicólogo e professor, Oriano de Almeida é tido como um dos grandes nomes da música e musicologia brasileira do século XX. Ele nasceu em uma família de artistas, em 15 de julho de 1921, em Belém (Pará), mas ainda na primeira infância muda-se com a família para Natal (Rio Grande do Norte).

Com oito anos de idade, ele passa a ter aulas com o seu primo e padrinho Waldemar de Almeida e, aos 12, já chamava a atenção como concertista. Após receber o diploma de piano do Instituto de Música do Rio Grande do Norte (onde também foi aluno do mestre Câmara Cascudo), Oriano muda-se para o Rio de Janeiro e torna-se aluno da pianista Magdalena Tagliaferro.

Um dos momentos mais importantes da trajetória de Oriano de Almeida, ainda no início da sua carreira, foi a sua participação, em 1949, no Concurso Internacional Chopin, em Varsóvia. O músico ficou entre os quatro finalistas e foi consagrado “embaixador de Chopin” no Brasil, tornando- se um dos maiores especialistas em sua obra. Oriano tornou-se conhecido ao participar de um programa de televisão, em que respondia sobre a vida e obra de Frederic Chopin e gravou um LP inteiramente dedicado às obras do compositor romântico franco-polonês. 

Oriano de Almeida contribuiu durante anos com a pesquisa e divulgação da música clássica aqui na Rádio MEC e, em 1960, em comemoração aos 150 anos de Chopin, ele produziu uma importante série intitulada Ciclo Chopin. 

 

Criado em 10/07/2021 - 18:50

Mais do programa