O Música e Músicos do Brasil apresenta o recém-lançado álbum Strauss e Villa-Lobos, gravado pela Grand Rapids Symphony e o maestro Marcelo Lehninger.
Lançado em janeiro de 2022, este novo trabalho do maestro Marcelo Lehninger combina obras de dois grandes mestres da música sinfônica: Heitor Villa-Lobos e Richard Strauss. A ideia é justamente trazer um pouco das raízes culturais do próprio Lehninger: o maestro tem dupla cidadania, sendo filho do violinista alemão Erich Lehninger e da pianista brasileira Sônia Goulart.
Bacharel em regência e mestre pela Conductors Institute do Bard College, de Nova York, o premiado maestro brasileiro Marcelo Lehninger já liderou importantes orquestras nacionais e internacionais, como a Sinfônica Brasileira, a Osesp, as Sinfônicas de Detroit, Vancouver, Chicago, Boston, entre várias outras. Ele também já foi assistente de Mariss Jansons na Orquestra Real do Concertgebouw, e de Kurt Masur na Filarmônica de Nova York, na Gewandhaus em Leipzig e na Orquestra Nacional de França. E agora, Marcelo Lehninger retorna à quarta temporada como diretor musical da Grand Rapids Symphony, e recentemente assinou uma renovação de contrato de cinco anos com o conjunto.
Um dos grandes resultados deste trabalho é este recém-lançado álbum, que foi dividido em duas partes: na primeira, temos o marcante poema sinfônico de Strauss, Ein Heldenleben (Vida de Herói); e a segunda é constituída de duas importantes obras de Villa-Lobos: as Bachianas Brasileiras no. 5, e o Choros no. 10 – Rasga o Coração.
O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na MEC FM.