Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira o álbum “Lieder Ohne Worte”, de Raïff Dantas Barreto e Flávio Augusto

Música e Músicos do Brasil apresenta este recém-lançado álbum com obras de Schumann, Schubert e Brahms

Música e Músicos do Brasil

No AR em 08/05/2022 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (8) apresenta o álbum Lieder Ohne Worte (“Canções sem Palavras”), com obras de Schumann, Schubert e Brahms gravadas pelo violoncelista Raïff Dantas Barreto e o pianista Flávio Augusto. 

Lançado em dezembro de 2021, o álbum Lieder Ohne Worte é inteiramente composto por Lieder (ou canções) em arranjo para violoncelo e piano. Para quem não sabe, um “Lied”, ou “Lieder” no plural, é uma palavra em alemão que pode ser traduzida como canção. Porém, trata-se de um tipo peculiar de canção característico da cultura germânica. Os lieder geralmente são arranjados para piano e canto solo, com letras quase sempre em alemão. Ele se caracteriza pela expressão, por meio dos sons, dos sentimentos descritos nos poemas. O formato foi amplamente utilizado por compositores do período romântico, como Johannes Brahms, Robert Schumann e, em especial, Franz Schubert, que não só consolidou o Lied, como também foi o responsável pelas principais obras do gênero.

Neste álbum, o Lied ganhou novos contornos por conta da singular abordagem do pianista Flávio Augusto e do violoncelista Raïff Dantas Barreto, que substituiu a parte vocal. As interpretações, entretanto, segundo o próprio intérprete, “não ficaram restritas à simples transcrição das melodias para o instrumento, mas procuraram levar em consideração a poesia e a emoção das palavras, como se o violoncelo estivesse, de fato, cantando”.

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.
 

Criado em 04/05/2022 - 10:45

Mais do programa