Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira o álbum "Obras Revolucionárias para Oboé e Piano”, de Alex Klein

Programa traz também um pouco da trajetória da soprano Niza de Castro Tank

Música e Músicos do Brasil

No AR em 05/06/2022 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (5) apresenta o álbum “When there are no words: Revolutionary Works for Oboe & Piano” (traduzido livremente para "Quando não há palavras: Obras Revolucionárias para Oboé e Piano”), gravado pelo oboísta brasileiro Alex Klein e o pianista americano Phillip Bush.

Lançado em março de 2022, o álbum traz uma proposta bem interessante ao apresentar obras de compositores do século 20 que, de alguma forma, foram atingidos por situações políticas que ocorreram em seus países. A primeira faixa do álbum, por exemplo, é a “Sonata para oboé e piano”, que Paul Hindemith escreveu em 1938 em memória de sua Alemanha natal, enquanto estava exilado na Suíça. Durante o regime nazista, a música de Hindemith passou a ser considerada degenerada e ele precisou sair de seu país, morando na Suíça e, posteriormente, nos Estados Unidos. 

O álbum traz também peças do compositor tcheco Pavel Haas (que foi assassinado durante o Holocausto); Benjaminn Britten (que compôs as suas “Variações temporais” às vésperas do início da Segunda Guerra Mundial), além do compositor brasileiro José Siqueira, que precisou se retirar do país durante o regime militar.

O programa faz ainda uma pequena homenagem à soprano Niza de Castro Tank, que faleceu recentemente em 24 de abril, aos 91 anos de idade. Tank era conhecida mundialmente como uma das mais marcantes vozes da história do canto lírico, e ficou particularmente conhecida como uma das principais (se não a principal) intérprete das obras de Carlos Gomes. 

Niza nasceu em Limeira (SP), em março de 1931, mas logo se mudou para Campinas (que era a mesma cidade de Carlos Gomes). Com o incentivo familiar, passou a ter aulas de canto aos 14 anos, e em pouco tempo já havia se tornado cantora profissional na Rádio Gazeta. Alguns anos depois, estreou no grande palco do Theatro Municipal de São Paulo.

Ouça mais no player acima. 

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na MEC FM.

Criado em 31/05/2022 - 15:55

Mais do programa