Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Música e Músicos do Brasil homenageia Meneleu Campos

Confira também o álbum “Peccato: Melodias do Romantismo Brasileiro”, lançado em abril de 2022

Música e Músicos do Brasil

No AR em 17/07/2022 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (17) faz um especial em comemoração aos 150 anos de nascimento do compositor e regente brasileiro Octávio Meneleu Campos.  

Meneleu Campos foi um importante nome da regência e composição do nosso país, além de ter atuado como pianista, violinista, professor e dirigente de diversas instituições musicais brasileiras. Sua estética está fortemente associada ao Romantismo Brasileiro, se destacando, principalmente, pelas suas obras camerísticas. O compositor e maestro Rubens Ricciardi afirma que os seus quartetos de cordas são “dignos de figurar na história da música brasileira, e possuem uma poética caracterizada pelo refinamento, um domínio harmônico contrapontístico e o equilíbrio textural”. 

O programa também traz um pouco do álbum Peccato: Melodias do Romantismo Brasileiro, lançado em abril de 2022 pelos músicos Alberto Pacheco e Silas Barbosa. Inteiramente dedicado a compositores luso-brasileiros do período Romântico, este CD traz algumas peças inéditas em gravação, e muitas delas de compositores desconhecidos de boa parte do público. O trabalho é resultado de uma importante pesquisa em torno de periódicos brasileiros publicados entre 1842 e 1922.

Ouça mais no player acima. 

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Tags:  Meneleu Campos

Criado em 14/07/2022 - 10:36

Mais do programa