O Música e Músicos do Brasil deste domingo (19) celebra os 160 anos do compositor e pianista Ernesto Nazareth, que nasceu no Rio de Janeiro em 20 de março de 1863.
Com um estilo muito próprio, Ernesto Nazareth é um dos maiores nomes da cultura musical brasileira da virada do século XIX para o XX. Ele teve as primeiras lições ao piano com a mãe, e, apesar de ter estudado também com Eduardo Madeira e com Lucien Lambert, foi praticamente um autodidata. Aos 14 anos, impressionou Artur Napoleão com sua polca-lundu intitulada Você Bem Sabe, e dois anos depois, fez sua primeira apresentação pública. Com cerca de 20 anos de idade, já atuava profissionalmente como pianista em bailes e cinemas, além de realizar diversos trabalhos como compositor, professor e editor, chegando a tocar na inauguração da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, nossa atual Rádio MEC.
Ernesto Nazareth é o patrono da cadeira de número 28 da Academia Brasileira de Música. Embora sua formação tenha sido mais clássica, ele compôs de forma muito particular os vários ritmos considerados populares na época, como polcas, maxixes, lundus e choros, sendo o criador de um estilo chamado “Tango Brasileiro”, que unia elementos da valsa e do choro.