Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Homenagem ao pianista Arthur Moreira Lima

Programa deste sábado (16) traz importantes gravações e relembra momentos icônicos da carreira desse grande pianista brasileiro de renome internacional

Música e Músicos do Brasil

No AR em 16/11/2024 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste sábado (16) celebra a trajetória de um dos maiores pianistas que o Brasil já teve: Arthur Moreira Lima, que nos deixou no último dia 30 de outubro, aos 84 anos.

Arthur Moreira Lima foi um artista que viveu para a música e dedicou seu talento ao piano, trazendo grandes obras para o público com interpretações memoráveis. Nascido em 16 de julho de 1940, no Rio de Janeiro, ele começou a estudar piano muito cedo, aos seis anos, com Lúcia Branco, professora que também orientou Nelson Freire e Tom Jobim. Anos depois, continuou seu aprimoramento com Marguerite Long, em Paris, e Rudolf Kehrer, em Moscou. Desde pequeno, Moreira Lima era considerado um prodígio, e aos oito anos já se apresentava com a Orquestra Sinfônica Brasileira, interpretando Mozart.

Com aproximadamente 25 anos de idade, Arthur Moreira Lima ganhou destaque internacional, quando conquistou o segundo lugar no prestigioso Concurso Chopin, em Varsóvia. A partir daí, sua trajetória foi marcada por prêmios e reconhecimentos, incluindo o terceiro lugar na renomada Competição Internacional Tchaikovsky, em Moscou, um feito até então impressionante para um jovem pianista brasileiro.

Ao longo de sua carreira, Artur Moreira Lima se apresentou nas mais importantes salas de concerto do mundo, sempre muito aclamado pela crítica e pelo público. Ele se tornou mundialmente conhecido por suas impecáveis interpretações de obras românticas, em especial de Chopin e Liszt. Inclusive, um de seus álbuns com os noturnos de Chopin chegou a ser considerado pela crítica americana como o mais importante registro pianístico do ano.

Além de compositores românticos europeus, Arthur Moreira Lima também é conhecido por suas interpretações de obras brasileiras, chegando a gravar álbuns inteiramente dedicados a Ernesto Nazareth.

Outra faceta marcante da carreira de Arthur Moreira Lima foi sua parceria com músicos de choro, que resultou em um álbum marcante intitulado “Chorando Baixinho, um encontro histórico”, gravado com o Conjunto Época de Ouro.

Foram mais de 70 anos dedicados à música, uma trajetória que inspirou gerações e marcou o piano brasileiro e que deixa um legado inestimável para a história.

Música e Músicos do Brasil vai ao ar todo sábado, às 19h, na Rádio MEC.

Criado em 14/11/2024 - 10:57 - Episódio Música e Músicos do Brasil - 16/11/2024 - artur moreira lima

Mais do programa