Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Música e Músicos do Brasil destaca o novo trabalho de Rodrigo Marconi

Confira também a primeira parte da homenagem ao pianista Nelson Freire, que completaria neste mês 80 anos de vida.

Música e Músicos do Brasil

No AR em 19/10/2024 - 19:00

O programa deste sábado (19) fala sobre o novo trabalho do compositor, musicológo e professor Rodrigo Marconi, o CD "Outros Eus", lançado em julho deste ano.

Rodrigo Marconi é um nome de destaque na cena da música de câmara brasileira, com uma trajetória que se conecta com diferentes referências estilísticas. Bacharel em composição, licenciado em Educação Artística e mestre em Musicologia, Marconi já teve suas obras apresentadas em importantes festivais – como a Bienal de Música Brasileira Contemporânea – e interpretadas por músicos de prestígio, como o Duo Santoro, o Quinteto Lorenzo Fernandez e o Madrigal Contemporâneo.

Neste novo álbum, “Outros Eus”, Marconi chega com uma proposta singular: conectar sua produção musical a grandes poetas e filósofos, desde Cruz e Souza e Arthur Rimbaud até Nietzsche e os surrealistas como Breton, Buñuel e Dali. O trabalho explora questões profundas sobre a criação artística, refletindo sobre o que leva um artista a criar e a necessidade humana de comunicação e expressão.

Cada faixa busca estabelecer um diálogo entre a sonoridade e as referências literárias e filosóficas que inspiraram o compositor. Desde o simbolismo poético de Cruz e Souza até a dualidade conceitual de Nietzsche, as composições exploram diferentes facetas do ser humano e da criação artística. As obras foram interpretadas por renomados instrumentistas, escolhidos cuidadosamente para realçar a diversidade estilística e a profundidade emocional presentes no álbum.

Ainda no programa, confira uma homenagem a Nelson Freire, um dos maiores pianistas do Brasil e uma verdadeira lenda no cenário da música clássica mundial, que celebraria 80 anos neste mês.

Nascido em dia 18 de outubro de 1944, na cidade de Boa Esperança, interior de Minas Gerais, Nelson Freire começou a tocar piano aos três anos e, com apenas seis, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde estudou com Nise Obino e Lúcia Branco. Aos 12 anos, foi finalista do Primeiro Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro, conquistando uma bolsa de estudos para a Europa.

Freire conquistou uma carreira internacional impressionante, recebendo prêmios como o Edison Award e o Classic FM Gramophone Award. Seu domínio no repertório romântico e suas interpretações de compositores brasileiros como Villa-Lobos são vistos como verdadeiras referências.

Além disso, Nelson Freire foi o único artista brasileiro incluído no projeto “Melhores pianistas do século XX”, solidificando sua importância no cenário mundial. Especialista no período romântico, Freire tornou-se um dos maiores intérpretes de Chopin, revelando com maestria a profundidade e o lirismo de suas composições.

Ouça no Música e Músicos do Brasil. Sábado, às 19h, na Rádio MEC.

Criado em 17/10/2024 - 11:36 - Episódio Música e Músicos do Brasil 20/10/24 - Outros Eus

Mais do programa