Nesta terça-feira (24), às 22h, o Música e Músicos do Brasil segue com o programa em homenagem feita a um dos principais compositores da atualidade, Edino Krieger. Nesta edição, Edino fala sobre a carreira e comenta algumas obras, como os "Estudos intervalares" e a obra sinfônica "Terra Brasilis".
Confira também: Música e Músicos do Brasil presta homenagem a Edino Krieger
De uma tradicional família de músicos de Santa Catarina, Edino começou desde cedo a ter aulas de violino com o pai e, ainda adolescente, se mudou para o Rio de Janeiro para aperfeiçoar os estudos musicais. O compositor foi aluno de Koellreutter e pertenceu ao grupo Música Viva, juntamente com Claudio Santoro, Guerra-Peixe e Eunice Catunda. Aos 20 anos, foi estudar no Berkshire Music Center, de Massachussets, nos Estados Unidos, e, em seguida, na Julliard School of Music, de Nova York. Ao voltar ao Brasil, Krieger trabalhou na Rádio MEC, onde atuou como produtor, diretor musical e regente assistente da Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC.
Ganhador de diversos prêmios, como o Primeiro Concurso Nacional de Composição do Ministério da Educação, o Prêmio Nacional do Disco, o Troféu Golfinho de Ouro, o título de Cidadão Emérito do Estado do Rio de Janeiro, a Medalha Anita Garibaldi de Santa Catarina e o Prêmio Shell de Música, Edino Krieger possui um catálogo musical que inclui peças para instrumento solistas, conjuntos de câmara e grande orquestra. Algumas de suas obras passam por influências do estilo barroco, outras já seguem o estilo impressionista, dodecafonista, neoclássica ou de caráter nacionalista.
Acompanhe o Música e Músicos do Brasil sempre às terças, às 22h, na MEC FM.