O Música e Músicos do Brasil desta terça-feira (25) apresenta a última edição da homenagem aos 70 anos da Academia Brasileira de Música, com participação do atual presidente da instituição, André Cardoso.
Criada em julho de 1945 pelos principais compositores, instrumentistas e musicólogos da época, sob a liderança de Villa-Lobos, a Academia Brasileira de Música surgiu com o objetivo de valorizar e cuidar do patrimônio musical brasileiro.
A instituição foi criada nos mesmos moldes da Academia Brasileira de Letras que, por sua vez, seguia o modelo da Academia da França. Ao longo destes 70 anos de existência, a ABM sempre teve um papel fundamental como órgão consultivo do Governo e, hoje em dia, atua e dá suporte ao Conselho Nacional de Cultura. Além disso, a academia sempre contribuiu para o fomento da música brasileira principalmente através de novos concursos de composição, apoio à músicos nacionais e recepção de músicos de renome internacional.
Entre os principais projetos desenvolvidos pela Academia Brasileira de Música, podemos citar a “Bibliografia Musical Brasileira”, a “Revista Brasiliana” e as Séries de Concertos realizados na Casa de Rui Barbosa. O atual presidente da ABM e convidado do programa, fala um pouco sobre a história e projetos desenvolvidos pela instituição, bem como os projetos futuros e metas para os próximos anos.
Acompanhe Música e Músicos do Brasil terça, às 22h, na MEC FM.