Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Escritor Lira Neto fala sobre Padre Cícero

Em entrevista ao Na Trilha da História, o biógrafo relata supostos milagres, as batalhas e as contradições do religioso cearense Cícero Romão Batista

Na Trilha da História

No AR em 16/05/2017 - 14:24

Nesta semana, o Na Trilha da História tem como foco um dos personagens brasileiros mais míticos e controvertidos: o Padre Cícero. O cearense, que viveu entre 1844 e 1934, tem no currículo diversas punições aplicadas pela Igreja Católica, uma legião de beatas seguidoras e conhecidas como milagreiras, milhares de fãs e até um acordo com o cangaceiro Lampião para espantar a Coluna Prestes de Juazeiro do Norte.

O convidado deste episódio é o jornalista e escritor Lira Neto, autor do livro Padre Cícero - Poder, Fé e Guerra no Sertão. "Padre Cícero foi um personagem que em vida acumulou muitas paixões, muitos amores e muitos ódios e, até hoje, é um personagem muito controvertido. Uns consideram Padre Cícero um santo e outros, um impostor", comentou.

Livro "Padre Cícero - Poder, Fé e Guerra no Sertão"

Livro "Padre Cícero - Poder, Fé e Guerra no Sertão" (Isabela Azevedo / EBC)

Trilha Sonora
Para este programa foram escolhidas cinco músicas relacionadas à história de Padre Cícero: "Padre Cícero" (Composição de Tim Maia e Cassiano / interpretação de Tim Maia); "Beata Mocinha" (composição de Manelzinho Araújo e José Renato / interpretação de Geraldo Maia); "Viva Meu Padim” (composição de Luiz Gonzaga e João Silva / interpretação de Daniel Gonzaga); “Lampião e Conselheiro na Terra da Areia e do Sol” (Banda Metamônica); e "Viva Meu Padim” (composição de Luiz Gonzaga e João Silva / interpretação de Luiz Gonzaga).

Confira aqui os horários do programa:
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na segunda, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 KHz;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130KHz;
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800KHz;
Domingo, 23h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780KHz e 6.180KHz.
Domingo, 21h: Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670KHz, FM 96,1MHz

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Ouça o programa no player acima.

Criado em 16/05/2017 - 14:29 - Episódio Na Trilha da História - Padre Cícero

Mais do programa