Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História explica a formação da União Ibérica

Thales Guaracy fala sobre o período entre 1580 e 1640, em que Portugal e Espanha formaram uma só monarquia e o rei espanhol passou a definir os rumos do Brasil

Na Trilha da História

No AR em 10/12/2018 - 08:03

Nesta semana, o Na Trilha da História mostra como o rei espanhol Filipe II tomou a coroa portuguesa em 1580 e unificou Portugal e Espanha em um só reino – a chamada União Ibérica. Com isso, o monarca passou a decidir também os rumos das colônias portuguesas, incluindo o Brasil.

O convidado deste episódio é o jornalista e cientista social Thales Guaracy, autor do livro “A Criação do Brasil – 1600 -1700”, lançado pela editora Planeta. 

Livro "A criação do Brasil - 1600 - 1700", de Thales Guaracy

 

A União Ibérica durou 60 anos. Em 1494, 86 anos antes da união das coroas, o território conhecido hoje como América do Sul havia sido dividido entre Portugal e Espanha por meio do Tratado de Tordesilhas. Durante a entrevista, Thales explicou que, com a união das coroas, uma linha rígida dividindo as duas américas não fazia mais tanto sentido. Uma das consequências da Era Filipina para o Brasil foi, portanto, o alargamento de suas fronteiras, além da miscigenação racial, cultural e econômica.

Jornalista e cientista social Thales Guaracy, autor de "A criação do Brasil"

 

Trilha Sonora

As músicas deste episódio foram interpretadas pelo guitarrista português Pedro Jóia, cujo repertórios traz influências portuguesas, espanholas e brasileiras. Confira a lista de músicas: “Fado Armadinho” (composição de Armandinho); “Sueste”; “Umbral”; “Aracena”; e “Porta do Silêncio” (música de Pedro Jóia, letra do português Tiago Torres da Silva e interpretação de Ney Matogrosso).

 

Ouça no player abaixo:

Confira os horários do programa

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 18h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz, com reprise no domingo às 7h;

Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br. Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

 

Criado em 10/12/2018 - 08:11 - Episódio Na Trilha da História - União Ibérica

Mais do programa