Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História conta os horrores do Holocausto

Mais de seis milhões de judeus morreram nos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial

Na Trilha da História

No AR em 28/01/2019 - 11:18

O Na Trilha da História desta semana trata de um capítulo terrível da história mundial: o Holocausto. A perseguição dos judeus foi uma das grandes prioridades do regime nazista alemão, liderado por Adolf Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial. Estima-se que mais de seis milhões de judeus tenham sido brutalmente assassinados em campos de concentração e de extermínio.

Historiador Bruno Leal

O entrevistado deste episódio é o historiador Bruno Leal, doutor em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor de História Contemporânea da Universidade de Brasília, além de fundador e editor do portal Café História.

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi lembrado neste último domingo, 27 de janeiro. A data coincide com os 74 anos da libertação dos prisioneiros de Auschwitz, o maior campo de concentração e de extermínio dos nazistas.

Bruno definiu o Holocausto como uma política de perseguição e extermínio de judeus pelo Terceiro Reich.

 

"Buscar compreender o Holocausto é compreender também outros genocídios, outras formas de violência, de autoritarismo que, a despeito da realização do Holocausto, continuam existindo no nosso mundo", afirmou.

 

O historiador falou também sobre o antissemitismo ao longo da história, que passou de religioso - na Antiguidade e Idade Média - para científico a partir do século XIX.

Ele analisou também a chegada dos nazistas ao poder.

Trilha Sonora

Álbum de Coco Schumann

A trilha sonora deste episódio é proporcionada pelo guitarrista alemão Coco Schumann, que sobreviveu a três campos de concentração, incluindo o de Auschwitz, tocando jazz para os oficiais nazistas. Nesta segunda-feira, dia 28 de janeiro, faz um ano que o músico morreu. Ele tinha 93 anos.

As músicas deste episódio são do álbum “Coco Now!” lançado em 1999: “Lester Leaps In” (composição de Lester Young); “Stripper Blues”, (composição do próprio Coco Schumann); “Day by Day” (composição de Sammy Cahn, Axel Stordahl e Paul Weston / interpretação de Coco Schumann na guitarra e de Karl Heinz nos vocais e na flauta); e “Samba de uma nota só” (composição de Tom Jobim e Newton Mendonça).

Confira os horários do programa

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta-feira, às 23h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no dominho, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 18h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br. Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Tags:  holocausto

Criado em 28/01/2019 - 11:32 - Episódio Na Trilha da História - Holocausto

Mais do programa