O Na Trilha da História desta semana trata de um dos personagens mais míticos da História do Brasil: Virgulino Ferreira, mais conhecido como Lampião. O entrevistado é o jornalista e escritor Wagner Barreira, autor de “Lampião e Maria Bonita – Uma história de amor e balas”, lançado pela editora Planeta.
Durante a conversa, Wagner explica como Virgulino entrou para o cangaço e como era a vida dos cangaceiros. Ele também mostra como um fora da lei conseguiu construir a imagem de herói, de homem bondoso e religioso.
Trilha Sonora
Confira as músicas deste episódio: “Candeeiro Encantado” (composição de Lenine e Paulo César Pinheiro / interpretação de Lenine); “Lampião era besta não” (composição de Luiz Gonzaga e Solange Veras / interpretação de Luiz Gonzaga); “É Lampa, É lampa, É lampa” (domínio público / cancioneiro popular / interpretação de Rui Grúdi); “Cantiga de Cangaceiro” (composição de Roque Ferreira / interpretação de Mariene de Castro); “Mulher Rendeira” (domínio público / cancioneiro popular / interpretação de Volta Seca); “Olha a pisada” (composição de Luiz Gonzaga e Zé Dantas / interpretação de Luiz Gonzaga).
Confira os horários do programa:
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta-feira, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 18h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;
Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h.
O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.
Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br. Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.