O Na Trilha da História desta semana explica a trajetória do violão, desde as lendas que permeiam sua origem, os ancestrais do instrumento até sua versão moderna. O entrevistado deste episódio é o violonista Alexandre Lopes, mestre em performance musical pela Marshall University e atual doutorando em violão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Alexandre ainda é professor na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
Ouça no player acima.
Durante o programa, o instrumentista tocou obras de grandes compositores que marcaram a história do violão, como Fernando Sor, Francisco Tárrega, Agustin Barrios, Heitor Villa-Lobos e Leo Brouwer.
Trilha Sonora
Confira a lista de músicas interpretadas por Alexandre Lopes: “Pavana nº 2 e Pavana nº 1” (Luis Milan); “Gavotte em rondeau” (J.S.Bach); “Estudo em si menor” (Fernando Sor); “Lágrima” (Francisco Tárrega); “Preludio Saudade” (Agustín Barrios); Prelúdio nº 1 (Heitor Villa-Lobos); e Sonata (1º movimento, de Leo Brouwer).
Confira os horários do programa:
Sábado, 14h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;
Sábado, 19h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 17h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;
Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h;
Quarta-feira, 23h: Rádio MEC FM 99,3 MHz do Rio de Janeiro.
O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.
Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.