Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História entrevista Laurentino Gomes e Renata Jambeiro sobre escravidão

Jornalista e cantora refletem sobre a trajetória dos africanos escravizados no Brasil e o racismo da sociedade brasileira contemporânea

Na Trilha da História

No AR em 30/10/2019 - 09:08

O Na Trilha da História desta semana convidou o jornalista e escritor Laurentino Gomes e a cantora Renata Jambeiro para falar sobre escravidão, desde a escravização nas sociedades antigas, passando pelo tráfico de negros africanos para o Brasil até o racismo enraizado na sociedade brasileira.

Livro "Escravidão" e CDs da cantora Renata Jambeiro

 

Laurentino é autor do livro “Escravidão – Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares”, lançado recentemente pela editora Globo Livros. Este é o primeiro lançamento de uma série de três volumes sobre o assunto. O jornalista estudou o tema durante seis anos. Além da pesquisa documental, o escritor viajou por vários países africanos para conversar com especialistas e descendentes de escravos.

Apresentadora Isabela Azevedo com o jornalista Laurentino Gomes

 

Renata Jambeiro tem 18 anos de carreira e quatro CDs lançados. Os ritmos e as temáticas afro-brasileiras permeiam todo o seu repertório. Seu trabalho mais recente é o álbum “Afrodisia”, com letras que exaltam a mulher, em especial a mulher negra. Durante a entrevista, a artista mostrou como a música pode contribuir na luta contra o racismo e na valorização da cultura afro-brasileira.

Apresentadora Isabela Azevedo entrevistando a cantora Renata Jambeiro

 

Trilha Sonora

Confira as músicas interpretadas pela cantora Renata Jambeiro selecionadas para este episódio: “Jogo de Angola” (Paulo César Pinheiro e Mauro Duarte); “Oxóssi” (Roque Ferreira); “Negra” (Cássia Portugal); “Minha Oração” (Renata Jambeiro); “Mãe África” (Paulo César Pinheiro e Sivuca); e “Fogaréu” (Leandro Fregonesi).

 

Confira os horários do programa:

Sábado, 14h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 19h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 17h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h;

Quarta-feira, 23h: Rádio MEC FM 99,3 MHz do Rio de Janeiro.

 

Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

 

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

 

Criado em 30/10/2019 - 09:28 - Episódio Na Trilha da História - Escravidão

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa