Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História mostra a busca de um paranaense por suas raízes

Durante uma ampla pesquisa em cartórios e cemitérios, o engenheiro Daniel Fermino descobriu ser descendente tanto de escravos quanto de senhores de escravos

Na Trilha da História

No AR em 09/12/2019 - 11:32

O Na Trilha da História desta semana mostra a trajetória do engenheiro civil e ambiental Daniel Fermino em busca de suas raízes. O paranaense fez uma extensa pesquisa sobre sua árvore genealógica e descobriu que era descendente tanto de escravos quanto de senhores de escravos.

O engenheiro Daniel Fermino e sua esposa Ana

 

Durante a entrevista, ele conta que foi a cartórios, cemitérios e outros arquivos a procura de informações. Nessa jornada, que durou cerca de dez anos, Daniel conseguiu encontrar dados sobre antepassados que datam da época da descoberta do Brasil. O engenheiro, que é casado com uma descendente de imigrantes alemães, ainda fez um teste de DNA para identificar com mais precisão as origens dos seus ascendentes africanos e europeus.

 

Apresentadora Isabela Azevedo durante entrevista com o historiador José Inaldo Chaves, professor da Universidade de Brasília

 

Este episódio traz ainda a entrevista com o historiador José Inaldo Chaves Júnior, doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor de História do Brasil da Universidade de Brasília (UnB). O pesquisador traz informações sobre a miscigenação brasileira e reflexões sobre o racismo no país.

 

Trilha Sonora

As músicas desse episódio foram interpretadas por Mariene de Castro e ressaltam nossas raízes africanas. Confira a lista: “Canto das três raças” (Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro); “A Deusa dos Orixás” (Toninho e Romildo); “Morena de Angola” (Chico Buarque); “Oxóssi” (Roque Ferreira); “Mamãe Oxum” (cancioneiro popular); e “Orixá de Frente” (Roque Ferreira).

 

Conheça melhor o Na Trilha da História

 

Confira os horários do programa:

Sábado, 14h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 19h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 17h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h;

 

Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

 

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 09/12/2019 - 11:46 - Episódio Na Trilha da História - Nossas raízes

Mais do programa